Uma empresa administradora de condomínio possui muitas funções e responsabilidades. Sendo assim, é importante sabermos sua importância na organização e administração desses locais.
São muitas as dúvidas relacionadas a esse tipo de empresa, tais como: qual o papel delas dentro da gestão? Quais as atribuições de uma administradora de condomínio? E por aí vai.
Antes de tudo é importante entender quais são as principais funções de uma administradora de condomínio.
No geral, as responsabilidades de uma empresa administradora de condomínio são focadas nos recursos humanos, na gestão financeira, no gerenciamento administrativo, na gestão jurídicas e na escolha de um administrador de condomínio, que cuidará dos detalhes gerais e organizacionais, além de ser responsável por lidar com os condôminos.
Vamos falar sobre essas principais atividades a seguir, confira!
Quais são as funções de uma empresa administradora de condomínio em relação à gestão de recursos humanos?
Dentro da administração condominial, a gestão de recursos humanos é uma parte muito importante. Justamente porque não tem como um condomínio funcionar sem uma boa gestão de recursos humanos.
Dentre as principais funções de uma administradora de condomínio relacionadas a recursos humanos, estão:
gerenciar o pagamento de encargos previdenciários;
desenvolver e armazenar contratos de trabalho e elaborar a folha de pagamento dos funcionários; e
selecionar, contratar e treinar novos funcionários para se trabalhar no condomínio.
Contudo, essas atividades podem ser consideradas como adicionais e, normalmente, é aumentado o valor do contrato de acordo com as necessidades administrativas de cada condomínio, devido a particularidade de cada um.
Quais são as funções de uma administradora na gestão financeira?
Um dos principais motivos pelos quais as empresas administradoras de condomínios são contratadas é, justamente, a gestão financeira, que necessita de profissionais especializados na área.
As principais funções de uma empresa administradora de condomínio são:
cuidar das contas a pagar;
gerenciar o fundo de reserva do condomínio;
fornecer assessoria na prestação de contas e previsão orçamentária;
controlar a inadimplência no condomínio, realizando as devidas cobranças e fazendo os relatórios; e
elaborar os demonstrativos de receitas e despesas.
Quais são as funções essenciais de uma administradora de condomínio no gerenciamento administrativo?
Cuidar da parte burocrática da vida de um condomínio é uma das principais funções de uma empresa administradora de condomínio. Sendo assim, faz parte da gestão administrativa de um condomínio as seguintes funções:
organizar documentos do condomínio;
cumprir as obrigações fiscais e contábeis;
organizar a pasta de prestação de contas; e
emitir e enviar boletos para os pagamentos de taxas do condomínio.
Quais são as principais funções de uma administradora de condomínio na gestão jurídica?
A principal função de uma empresa administradora de condomínio em relação a questão jurídica é oferecer assessoria ao síndico do local em questões ligadas a inadimplência.
A inadimplência em condomínios e muito mais comum do que as pessoas imaginam, por isso, a questão jurídica é tão importante.
A administradora possui todo um aparato de conhecimento e pessoal necessário para entrar com uma cobrança judicial de condomínio de forma rápida, evitando que o problema ganhe grandes proporções.
Quais são as funções de um administrador condominial?
Muito se fala sobre administração de condomínio, mas pouco se sabe sobre um administrador de condomínio. Portanto, uma boa administradora de condomínio deve selecionar um profissional capacitado para essa função.
Isso porque esse profissional se dedica exclusivamente a parte burocrática e administrativa de um condomínio, assim como as funções da própria administradora, além de lidar com a comunicação entre empresa, condomínio e condôminos.
As principais funções de um administrador de condomínio são:
montar balancetes e demonstrativos de receitas e também de despesas;
gerenciar conta corrente que inclui o fundo de reservas;
pagar as despesas mensais do condomínio;
organizar a pasta de prestação de contas e documentos;
elaborar folha de pagamento dos funcionários do condomínio e contratos de trabalho;
emitir boletos para o pagamento da taxa do condomínio;
gerenciar as questões contábeis e ficais do condomínio; e
assessorar o síndico em questões jurídicas, contábeis, trabalhistas e financeiras.
Principais vantagens na contratação de uma administradora de condomínio
São muitas as vantagens de contar com uma administradora de condomínio. Essas empresas contam com profissionais capacitados para facilitar a vida de todas as pessoas envolvidas no contexto de um condomínio.
Os principais benefícios de poder contar com uma administradora de condomínio são contar com ajuda especializada em questões contábeis, burocráticas e jurídicas. Assim, o síndico passa a ter mais tempo para focar em questões do cotidiano do condomínio e maior controle da inadimplência.
Além disso, é possível receber reduções em taxas bancárias, pois as administradoras de condomínios conseguem realizar ótimos acordos bancários e, dessa forma, reduzem despesas.
Portanto, se você quer ter uma administração de ótima qualidade para seu condomínio, conheça a Estratégia Administradora de Condomínios, empresa que oferece o melhor suporte e os melhores profissionais do mercado.